Home Notícias Enciclopédia Virtual de Psicolinguística
Enciclopédia Virtual de Psicolinguística PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 2
PiorMelhor 
Escrito por Ronaldo Martins   
Qua, 10 de junho de 2009 12:43

Foi lançada a WikiPsicolinguística - Enciclopédia Virtual de Psicolinguística, disponível em www.wikipsicolinguistica.org.

A WikiPsicolinguística é uma enciclopédia virtual acadêmica com artigos assinados e revisados pelos pares e nos moldes da Scholarpedia<http://www.scholarpedia.org/>. Como em qualquer wiki, por exemplo a Wikipedia <http://www.wikipedia.org/>, os artigos podem ser constantemente revisados e expandidos pelos participantes. Uma wiki acadêmica como a WikiPsicolinguística é diferente de wikis livres como a Wikipedia <http://www.wikipedia.org/> porque:

- Cada artigo é escrito por um especialista (convidado ou eleito pelo público participante).
- Os artigos são revisados anonimamente pela equipe de pareceristas.
- O autor original de uma artigo permanece como seu curador, responsabilizando-se pela revisão do conteúdo.
- Todas as modificações propostas precisam ser aprovadas pelo curador antes de serem postadas publicamente.

Essa é a principal diferença entre uma wiki livre e uma wiki acadêmica: os artigos de uma wiki acadêmica tem autoria, revisão por pares e podem ser citados como fontes fidedignas de informação. Por outro lado, eles permanecem dinâmicos, modificando-se e beneficiando-se dos sistemas colaborativos de uma wiki, o que permite também uma frequente atualização,
estando garantida a qualidade do conteúdo.

Essa é a primeira publicação de gênero no Brasil e esperamos contribuir para uma maior divulgação e circulação de textos de psicolinguística no Brasil, diminuindo a lacuna desse tipo de texto no Brasil.

 
 
Banner

Ajude-nos

Banner

Junte-se a nós

Banner